Por muito tempo a assessoria de imprensa foi vista como um mero luxo de grandes empresas, mas aos poucos esse setor se mostrou necessário e adquiriu espaço de importância na gestão de carreiras individuais e de pequenas e médias corporações. Apesar disso, muita gente ainda não entende quais os benefícios e a importância de se contratar esse serviço.

Geralmente, o assessor de imprensa possui formação em jornalismo – essa área da comunicação tem entre seus objetivos construir uma conexão entre o cliente e os veículos de comunicação. É uma oportunidade para que sua empresa tenha notícias divulgadas na imprensa e ainda ganhe credibilidade social. A assessoria de imprensa é também uma ponte para que consumidores conheçam novos negócios por meios de veiculações espontâneas na mídia.

Mesmo assim, ainda tem dúvidas? Saiba o que o diretor da HBF Comunicação, jornalista Felipe Homsi, tem a dizer: “se a assessoria for estratégica, de acordo com a visão, missão e valores da empresa, é possível conseguir amplos espaços na imprensa e acabar com a dependência da publicidade paga. Neste momento de crise econômica, as empresas investem menos em publicidade e a assessoria vem para suprir essa necessidade, como alternativa e solução para divulgação institucional”.

Além da visibilidade e fortalecimento de marca, que ocorre naturalmente quando se tem um assessor de imprensa, os clientes também acabam por receber outros benefícios, como ser uma fonte em entrevistas aos mais diversos veículos de comunicação. Jornais, blogs, portais, emissoras de rádio e televisão buscam especialistas para tratar sobre temáticas que estão sendo trabalhadas nas notícias. Com a contratação de um assessor de imprensa, este caminho ganha atalhos eficazes.

Demais vantagens


Outros serviços imprescindíveis que integram as responsabilidades de uma assessoria é o planejamento de comunicação integrada, o media training – treinamento onde uma pessoa da empresa é preparada para se tornar porta-voz, além da gestão de redes sociais, com produção de conteúdo para blogs, sites e mídias.

Com a evolução da internet, é importante que todas as empresas ofereçam serviços online. A gestão dessas redes é a garantia que a marca mantenha uma boa imagem e preste atendimentos humanizados aos clientes.  E caso cheguem os momentos de crise, que podem ser revertidos mais facilmente quando já existe um trabalho de assessoria de imprensa, esse profissional é ainda responsável por oferecer uma resposta rápida e efetiva aos stakeholders e à população.